Como a chegada do Wi-Fi 6 impacta o seu dia a dia

Como a chegada do Wi-Fi 6 impacta o seu dia a dia
Melhores conexões à internet: é disso que o Wi-Fi 6 se trata. Entenda como ele vai impactar diretamente em como você se conecta com tudo ao seu redor.
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

O Wi-Fi 6 está chegando mais cedo do que você imagina. Mas o que isso muda na sua vida? Vamos pensar em um cenário comum do dia a dia:

Netflix no quarto, Instagram no sofá da sala, aquele youtuber hypado na Smart TV; do lado, Fornite no Playstation com “i’m gonna take my horse to the ou-táu-roud” no Spotify; no outro quarto, download de vários gigas de filmes disponibilizados pelo Barba Negra; backup automático pro iCloud, Smart Watches, notificações no celular, Chrome Cast, Apple TV, impressoras, geladeiras, JBLs… tudo conectado à mesma rede Wi-Fi.

Dá pra entender porque os 15gb de internet não dão conta?

Esse cenário freia, muito, a evolução da conectividade e da IoT – Internet das Coisas. Se a ideia é a multi conectividade, casas inteligentes, corpos inteligentes e milhões de dados de informação gerados para a conveniência humana, a estrutura base precisa melhorar. E vai.

Wi-Fi 6: a real multi conectividade

Previsto para o próximo ano, o Wi-Fi 6 é um novo padrão proposto pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers e a Wi-Fi Alliance – composta por mais de 800 empresas como Google, Facebook, Apple e Samsung que dita as regras para novas tecnologias relacionadas à internet.

O Wi-Fi 6 nada tem nada a ver com 3g, 4g, ou outros Gs não tão conhecidos. Também não tem relação com os 15 ou 120gb de internet que você contrata e não recebe. Sim, a velocidade deve melhorar, mas o real propósito do Wi-Fi 6 é fazer com que essa multi conectividade funcione de fato.

Tá, mas e o que isso significa?

Significa que seu aparelho, sozinho, não terá uma melhora significativa na velocidade. Mas, quando você está conectado à uma rede em que outros 10, 20 ou 30 aparelhos estão conectados ao mesmo tempo, a qualidade e velocidade de conexão seja a mesma que a que você tem quando está reinando absoluto.

Aehooo, o Wi-Fi que você usa por 3 horas enquanto toma um pingado de R$ 2,50 na padaria vai, finalmente, funcionar!

A Samsung já está implementando compatibilidade com o WiFi 6 nos seus smartphones mais caros. Empresas como TP-Link, Dell e Asus também.

Lá na frente, quando o seu aparelho for compatível e o modem Wi-Fi também, você verá o número 4, 5 ou 6 do lado do símbolo de Wi-Fi – é indicador do tipo de rede que você estará conectado.

Pra que isso seja cotidiano, ainda leva um tempo. Mas é um baita avanço em direção ao futuro de multi conectividade pra onde caminhamos.

Escrito por: