fbpx

Guias do Instagram: O que você precisa saber (e o que se sabe até agora)

Guias a nova ferramenta do Instagram
Um novo jeito de você navegar no Instagram que não tem nada a ver com o aplicativo vizinho.
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on facebook

Em maio, dois meses após o início da pandemia do Brasil, o Instagram lançou em formato de teste, com @ selecionados, uma nova ferramenta para reunir e compartilhar conteúdo e a sua função nunca veio tanto a calhar como agora, no início do Setembro Amarelo, em um dos anos mais atípicos da história.

Para que as Guias foram criadas?

Confesso que para quem já roleta o Pinterest, é impossível não se sentir navegando um pouco na plataforma, mas a ideia da nova Guia é reunir por tema inspiração, informações confiáveis e outros conteúdos de criadores, figuras públicas e de contas certificadas pelo Instagram para tornar a experiência no aplicativo ainda mais completa. As guias abrem uma nova timeline inteira para você, apenas sobre o assunto que você clicou.

O tema escolhido para concentrar os esforços de teste foi justamente Saúde e Bem Estar e em palavras do próprio Instagram “permitiremos que os criadores se conectem com organizações especializadas para compartilhar recursos durante esse período, incluindo dicas sobre como cuidar de seu bem-estar, manter conexão com outras pessoas ou gerenciar ansiedade ou tristeza”. 

A primeira leva de criadores inclui o Instituto brasileiro Vita Alere, formado por mestres e doutores de saúde mental, prevenção e posvenção do suicídio e outras contas que também dedicam esforços para o cuidado mental como, @afspnational, @heads_together, @kidshelpphone, @institutovita, @klicksafe, @projectrockit, @weareyuvaa, @sudahdong e @eenfance e cada um desses perfis teve a chance de fazer a sua própria curadoria de conteúdos voltados para o tema, concentrando dicas relevantes de verdade para enfrentar o isolamento, em um mesmo lugar. Você já pode conferir nas páginas selecionadas. 🙂

Onde ficam as Guias?

A ferramenta fica na mesma linha do novo reels, ao lado do IGTV nos perfis selecionados, mas em breve você também poderá encontrar o conteúdo indo até a lupa de “Pesquisar”, onde você já ficam conteúdos voltados para o seu interesse, clicando na aba “<3 Bem Estar”. 

Publicações e local das guias Instagram

Em breve, você poderá também seguir essas guias e elas são facilmente compartilháveis nos seus stories ou com os seus amigos clicando no aviãozinho do canto superior direito, da mesma maneira que você já faz com as publicações do feed. 

Eu posso criar Guias no meu perfil pessoal ou da minha empresa?


Até agora não está claro se qualquer usuário vai poder incluir conteúdo na sua própria guia
(não se preocupa, traremos novidades!) mas apesar dos esforços estarem agora voltados para saúde e bem-estar, isso não quer dizer que em um futuro a ferramenta não possa ser usada como uma vitrine de produtos favoritos de influenciadores, por exemplo, onde os temas poderiam estar separados por patrocínio em um mesmo lugar onde também poderiam se concentrar dicas. Válido, né? E rentável para as marcas que já fazem muito dinheiro com o aplicativo. Como o próprio Instagram se coloca, a ferramenta é feita para “destacar recomendações, dicas e outros conteúdos”.

As Guias ainda podem abrir uma porta muito grande para que as marcas consigam aprofundar o seu storytelling e se aproximem do seu público aperfeiçoando a experiência do usuário.
Adeus, tutoriais de passo-a-passo no IGTV. 

Estamos muito ansiosos para saber o que as guias podem trazer de mudanças positivas para as marcas e pela curadoria de conteúdo, vale a pena navegar nos perfis selecionados. 

Fique de olho para saber novidades que o plantão aqui está atento. 😛

Escrito por: